SISTEMA DE JUSTIÇA ANALISADO EM REUNIÃO DA COMISSÃO MULTISSECTORIAL

SISTEMA DE JUSTIÇA ANALISADO EM REUNIÃO DA COMISSÃO MULTISSECTORIAL

Os principais constrangimentos do funcionamento do Sistema de Justiça em Angola estiveram em análise, esta quarta-feira, 15 de Janeiro, durante uma reunião da Comissão Multissectorial sobre o Estado Actual de Funcionamento do Sistema de Justiça, realizada no edifício do Conselho Superior da Magistratura Judicial, em Luanda.

O encontro decorreu sob orientação da Veneranda Juíza Conselheira, Efigénia Clemente, Vice-Presidente do Tribunal Supremo, e reuniu os integrantes da referida comissão, com o objectivo de proceder à avaliação do quadro actual do Sistema de Justiça e delinear respostas institucionais conjuntas para os desafios identificados nos diferentes sectores da administração da justiça.

Durante a reunião, os membros da comissão tomaram conhecimento da existência de processos disciplinares e judiciais instaurados contra magistrados judiciais, magistrados do Ministério Público e advogados, em tramitação nas estruturas da Procuradoria-Geral da República e nos tribunais de comarca, no quadro das acções de responsabilização e reforço da legalidade.

Outro dos pontos abordados incidiu sobre a problemática dos conflitos fundiários na província de Luanda, analisada de forma articulada entre a Procuradoria-Geral da República, os tribunais de comarca e o Governo Provincial de Luanda, tendo sido sublinhada a necessidade de respostas institucionais coordenadas face ao impacto social e jurídico desta matéria.

No final dos trabalhos, foram definidas acções conjuntas destinadas à melhoria do funcionamento do Sistema de Justiça, com a fixação de tarefas e prazos, tendo sido igualmente apreciada a proposta de realização de um colóquio multissectorial e a criação de uma Comissão Técnica Multissectorial, como instrumentos de apoio à implementação das medidas acordadas.

A reunião contou com a presença da  Procuradora-Geral Adjunta da República,Dra Inocência Pinto;do Presidente da Câmara Criminal do Tribunal Supremo, Venerando Juiz Conselheiro Domingos Mesquita, do Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola Dr. José Luis Domingos; e do Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Francisco Monteiro Ribas da Silva.