PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPREMO E DO CSMJ APELA CELERIDADE PROCESSUAL E UMA JUSTIÇA MAIS PRÓXIMA DOS CIDADÃOS

PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPREMO E DO CSMJ APELA CELERIDADE PROCESSUAL E UMA JUSTIÇA MAIS PRÓXIMA DOS CIDADÃOS

O Venerando Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Drº Joel Leonardo, empossou nesta terça-feira, 22 de Outubro, o novo Juiz Presidente do Tribunal da Relação do Lubango Drº. Bento Camenha, e à vice-presidente Drº.Tânia Brás.

Na ocasião o Venerando Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura Judicial, pediu aos novos responsáveis do sector recém-nomeados a continuarem a imprimir dinâmica e celeridade processual, no quadro da aproximação dos serviços de justiça aos cidadãos.

De acordo com Drº. Joel Leonardo o presidente e a vice-presidente do Tribunal da Relação têm "enormes" responsabilidades, pois existem dois órgãos a dirigir o tribunal, o singular o colegial.

Avançou que mais de 500 processos passaram pelo Tribunal da Relação do Lubango, desde a sua inauguração, há três anos, o que configura “um grande ganho" para as populações que compõem a região judiciária.

"O nosso voto, é que continuem a imprimir a mesma dinâmica e a manter o prestígio que este tribunal já conquistou. Pedimos, acima de tudo, humildade e bom senso, continuar a trilhar os caminhos deixados pelo presidente cessante (Armando Gourgel)", manifestou.

Após a tomada de posse, o juiz presidente do Tribunal da Relação do Lubango, Bento Domingos Camenha, prometeu trabalho, criando sinergias que ajudem a promover esforços conjuntos para ter uma justiça de maior qualidade na região sul Fez saber que os processos remetidos ao longo dos últimos três anos na instituição foram maioritariamente de fórum criminal, com relevância para os crimes de abuso sexual, cujos julgamentos cumpriram os princípios do direito processual e penal, bem como o civil para a harmonia da população.

Noutra cerimónia foi igualmente empossado o juiz Presidente do Tribunal da Comarca do Lubango, Erineu Máquina.