17 CRIANÇAS DO LAR KUZOLA ENTREGUES PROVISORIAMENTE A FAMÍLIAS SUBSTITUTAS EM LUANDA
- Por: Conselho Superior da Magistratura Judicial
- Data: 19-01-2026
Um total de 17 crianças, com idades compreendidas entre os zero e os três anos, que se encontravam sob os cuidados do Centro de Acolhimento Lar Kuzola, foram entregues provisoriamente a famílias substitutas.
O acto foi conduzido pelo Tribunal da Comarca de Luanda, através da Sala de Justiça Juvenil da Província Judicial de Luanda.
Na ocasião, a Juíza Presidente da Sala de Justiça Juvenil da Província Judicial de Luanda, que exerce igualmente funções nesta matéria na Província do Icolo e Bengo, Dra. Maria Alice José da Silva, explicou que a iniciativa visa responder ao quadro de vulnerabilidade social e sanitária em que se encontram várias crianças acolhidas no Lar Kuzola, muitas das quais vítimas de abandono por parte dos seus cuidadores iniciais.
Face a este cenário, a magistrada referiu que o órgão judicial entendeu realizar o procedimento no próprio local, com o objectivo de garantir maior proximidade às crianças e maior celeridade no processo de protecção.
Por sua vez, a chefe do Departamento Pedagógico do Lar Kuzola, Elisa Sampaio, afirmou que o centro se encontra actualmente com a sua lotação esgotada. Segundo a responsável, a capacidade do lar é de 250 crianças, mas, apenas nesta semana, o número de acolhidos ascende a 457.
Elisa Sampaio apelou ainda às famílias substitutas para que prestem todo o cuidado, carinho e amor às crianças, de modo a evitar o seu regresso ao lar.
Emocionada, Angelina Almeida, uma das candidatas a família substituta, que conta com o apoio dos seus familiares, garantiu que dará todo o apoio necessário à criança de um mês de idade que irá acolher, sublinhando que o bebé já tem inclusive um nome definido.