
TRIBUNAL DE LUANDA DEU INÍCIO HOJE AO JULGAMENTO DO CASO “MAN GENAS”
- Por: Conselho Superior da Magistratura Judicial
- Data: 12-08-2025
O Tribunal da Comarca de Luanda deu início, esta terça-feira, na 1ª secção da sala dos crimes comuns, Palácio Dona Ana Joaquina, ao julgamento do Processo n.º 465/25 TCLDA-E, que tem como arguidos os cidadãos Gelson Manuel Quintas, conhecido por “Man Genas”, e Clemência Suzeth Vumbi, acusados da prática dos crimes de calúnia e difamação.
De acordo com a acusação particular, lida pelo advogado Dr. Alceneo Cristóvão, representante do ofendido, General Eugénio César Laborinho, os arguidos terão recorrido às redes sociais e a diversos portais e sites na internet para disseminar informações que alegadamente apontavam que o antigo Ministro do Interior, na companhia do Comissário de Investigação Criminal e ex-Diretor-Geral Adjunto de Investigação Criminal, Fernando Reciado, eram traficantes e “barões da droga” em Angola.
O processo está a ser conduzido pelo Meritíssimo Juiz de Direito Dr. Inocêncio Mwata, com o Ministério Público representado pelo Digno Procurador Dr. Tomás Chingongo. A defesa é composta pelos advogados Dr. Gelson Bunga e Dr. Alberto Quechinacho.
A assistência, constituída pelo ofendido, é representada pelo Dr. Alceneo Cristóvão. A próxima sessão do julgamento está agendada para o dia 29 de agosto, sexta-feira.