TRIBUNAL DA COMARCA DO TÔMBWA REALIZA PRIMEIROS JULGAMENTOS NO MUNICÍPIO DO VIREI

TRIBUNAL DA COMARCA DO TÔMBWA REALIZA PRIMEIROS JULGAMENTOS NO MUNICÍPIO DO VIREI

No âmbito da aproximação dos serviços da Justiça aos cidadãos, o Tribunal da Comarca do Tômbwa realizou, no dia 21 de Março de 2025, aquela que ficou conhecida, a nível da Província do Namibe e do país em geral, como sendo a primeira audiência de julgamento, ocorrida pela primeira vez em 60 anos da existência do município, cuja sessão teve lugar na Biblioteca Municipal do Virei.

O histórico momento foi testemunhado pela sociedade civil, entidades religiosas, tradicionais, políticas e membros do governo, com destaque para o administrador, Dr. André Cassinda.

O Meritíssimo Juiz Presidente do Tribunal da Comarca do Tômbwa, Dr. André Ambrósio, e o Juiz de Direito, Dr. António Hungulo, julgaram e condenaram, no estrito cumprimento da lei e em nome do povo, os cidadãos Alberto Pacheco Modesto Grande e Akwio Topola, ambos naturais do Virei, acusados pelo Ministério Público de terem cometido os crimes de vandalização de bens públicos e furto qualificado de gado bovino, respectivamente, provados em tribunal.

O arguido Alberto Pacheco Modesto Grande, de 21 anos de idade, foi condenado a 5 anos de prisão e ao pagamento de uma taxa de justiça no valor de KZ 45.000,00. O mesmo foi ainda condenado a reparar os danos causados às lojas do mercado municipal vandalizadas e a indemnizar o Estado Angolano no valor de KZ 240.000,00.

Já no segundo processo, registado com o n° 09/025, foi condenado o cidadão Akuio Topola na pena de 3 anos e seis meses de prisão maior, por ter cometido o crime de furto qualificado de gado bovino, de acordo com o juiz da causa, António Hungulo.